Ilha de São Jorge

Banner Ilha de São Jorge

São Jorge, também conhecida como a ilha das fajãs. Termo que caracteriza uma pequena porção de terra plana, habitualmente de cultivo, localizada à beira mar. A sua origem normalmente deve-se uma escoada lávica proveniente da vertente ou a um desprendimento de terras das encostas e falésias.

Nesta ilha buliçosa de pastagens e hortênsias, cresce livremente o gado que dá origem ao mais famoso e internacional queijo dos Açores, o queijo de São Jorge. De sabor forte e gosto incomparável o queijo de São Jorge é sem dúvida o produto mais conhecido dos Açores.

Mas São Jorge tem muito mais do que queijo, outras iguarias gastronómicas da ilha são, as ameijoas, espécie rara e protegida que cresce espontaneamente na laguna da caldeira da Fajã do Santo Cristo, o café produzido na Fajã dos Vimes, só aqui pode ser saboreado pois a sua escassa produção não lhe permite ir muito além da fajã que o viu nascer, as espécies, um doce local em forma de ferradura caracterizado pelo forte sabor das especiarias que a compõem, canela, erva-doce e pimenta, os coscorões, as rosquilhas, os licores e as aguardentes, produzidos de forma tradicional são uma dádiva gastronómica, para aqueles que tiverem o privilégio de os provar.

Nesta ilha, estreita e comprida, que se espreguiça mar adentro o tempo passa lentamente. Sem pressa, a pé ou de bicicleta, percorrer a ilha pelos seus maravilhosos trilhos, saltitando de fajã em fajã, é um desígnio de quem a visita. Só assim se conhece verdadeiramente a ilha e é assim que melhor se apreciam as suas assombrosas e escarpadas vistas, sobre as fajãs.

  1. Copyright © 2016 Açoreana, The Azores DMC. Todos os direitos reservados.
  2. Rua de Lisboa, Edifício Varela s/n - 9500-216, Ponta Delgada S.Miguel | Azores | Portugal
  3. T.: +351 296 301 840/62 | FIT Dept: [email protected] | Groups Dept: [email protected] | Shore Excursions Dept.: [email protected]
  4. Cont. Nº 512 005 290 | Cons. Reg. Com. Ponta Delgada Nº 532 | Capital Social: 472.440,00€ | RNVT nº3421